quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Caracterização dos Educandos


          O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães atende a uma clientela diversificada em termos sócio-econômicos, o que não difere dos demais colégios públicos do nosso Estado: alguns carentes, decorrentes de lares destruídos ou desestruturados pela falta, às vezes, de emprego ou atividade econômica remunerada ou ainda, membros de lares carentes do estreitamento de laços de afeto através do diálogo. Mas, também atendemos a um percentual que vêem de lares estruturados, com pais preocupados com o futuro do filho.
No turno matutino, computa-se 457 alunos, na faixa etária variando de 15 à 20 anos; no turno vespertino, tem-se 405 alunos, com idade de 15 a 25 anos; já no turno noturno, observa-se 173 alunos, percebe-se faixa etária mais variada – entre 20 a 55 anos de idade – uma vez que acolhemos pessoas que na maioria das vezes já são pais de família almejando somente a conclusão do Ensino Médio.
Em razão da instituição escolar situa-se no centro da cidade e considerando-se os índices de aprovação de ex-alunos da escola em vestibulares de universidades públicas e privadas, há uma elevada demanda de vagas para o colégio. Sendo assim, o alunado compõe-se de estudantes residentes no centro da cidade, em bairros periféricos bem como por alunos de cidades circunvizinhas e da zona rural que são atraídos pelo trabalho responsável desenvolvido pela equipe escolar além dos índices supracitados. Tal aspecto somente reforça a diversidade de educandos atendidos pela instituição escolar formando-se, desta forma um mosaico de identidades sócio-econômico-culturais o que se constitui em ponto de atenção especial nas atividades pedagógicas desenvolvidas.
Constata-se que no Colégio há jovens com grandes potencialidades e que já vislumbram uma meta, mas, nota-se também certa perda de expectativa com relação ao futuro por parte de alguns dos educandos. A falta de acompanhamento e incentivo da família é um dos fatores pontuados que deixa o adolescente sem limites e sem apoio. Assim, para alguns irem para o colégio nada mais é que uma tarefa rotineira sem vínculo com a real finalidade dele, para outros a escola é um lugar que abre portas para a coletividade onde cada indivíduo faz sua parte, situando-se como cidadão ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário